Dia Eco-Escolas

No passado dia 21 de maio, comemorámos mais um Dia Eco-Escola, este ano subordinado ao tema Semear para Colher. Pretendemos desenvolver um conjunto de atividades que envolvessem as dimensões ser humano e meio que o envolve, na promoção de um desenvolvimento sustentável, que fossem o ponto de partida para aprendizagens como a leitura, a escrita, a arte e a ciência, sempre com uma perspectiva de sustentabilidade, recuperando a tradição e proporcionando a inovação.

Decorreram uma série de atividades, nomeadamente Ateliers - Plantas aromáticas, medicinais e condimentares; Feltro ecológico; Tinturaria natural e a divulgação da associação Colher para  Semear -para a dinamização dos quais contámos com a presença de vários convidados, a maioria pertencentes à nossa comunidade e aos quais manifestamos os nossos sinceros agradecimentos.

Atelier: Feltro ecológico Exposição de trabalhos feito pelos alunos
Atelier: Tinturaria natural Atelier: Associação Colher para Semear
Esteve ainda patente, à comunidade, a Feirinha dos Sabores e dos Aromas, associada a uma pequena mostra de livros para venda, relacionadas com as potencialidades da nossa flora, assim como algumas exposições de trabalhos realizados pelos nossos alunos.
 Feirinha dos Sabores e dos Aromas  pequena mostra de livros
 Mostra de livros para venda exposição de trabalhos dos alunos.
Este ano a Biblioteca Escolar associou-se a este evento convidando a autora Fernanda Botelho para apresentar os seus livros, “Salada de flores” e “Sementes à solta”, às crianças do 1.º Ciclo e JI do Agrupamento, no Cine Teatro Vianense, e dinamizar um atelier sobre plantas aromáticas e medicinais dirigido aos alunos do 2.º ciclo. Para incentivar as crianças do 1.º Ciclo para o trabalho desta autora, os seus livros foram trabalhados pela turma A do 11.º ano, no âmbito da disciplina de Filosofia, tendo sido posteriormente apresentados ( às crianças participantes).
 Fernanda Botelho apresenta os seus livros, “Salada de flores” e “Sementes à solta”, às crianças do 1.º Ciclo e JI do Agrupamento, no Cine Teatro Vianense  Atelier das plantas aromáticas e medicinais
 “Salada de flores”    “Sementes à solta

Paralelamente foram apresentados, pela associação Terras Dentro, em colaboração com a AMCAL - o filme “A aventura do vidro, aos alunos do 2º e 3º ciclos, demonstrando a importância da reciclagem deste resíduo, e pelos alunos da turma A do 12º ano, o culminar de dois trabalhos de intervenção na comunidade, realizados por estes alunos no âmbito da disciplina de Biologia - o filme “Desta água não beberei” e a reportagem sobre a associação “Colher para Semear”.

“Desta água não beberei   “Colher para Semear