Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Necessidades Educativas Especiais (NEE)  – o que são

Os alunos com necessidades educativas especiais (NEE) são crianças e jovens que apresentam, segundo o Decreto-Lei nº 3/2008 de 7 de Janeiro, “limitações significativas ao nível da actividade e participação num ou vários domínios da vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais…” Estas dificuldades são “…continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social”. Por isso necessitam de apoios e serviços de Educação Especial durante o seu percurso escolar, de modo a facilitar o seu desenvolvimento académico, pessoal e socioemocional.

Destacam-se algumas problemáticas que se constituem como Necessidades Educativas Especiais e que revelam necessidade de intervenção de apoio da Educação Especial, tais como: anomalias cromossómicas; perturbações neurológicas; malformações congénitas; doenças metabólicas; défices sensoriais (baixa visão/cegueira ou surdez); doença crónica grave; desenvolvimento atípico com alterações na comunicação e relação; perturbações graves da personalidade e emocionais, atraso significativo de desenvolvimento de etiologia desconhecida, numa ou várias áreas (motora, física, cognitiva, linguagem e comunicação, emocional, social e adaptativa). Muitos destes alunos têm dificuldade em seguir o currículo normal, pelo que é necessário, na maioria dos casos, adequar o currículo nas diferentes disciplinas bem como proceder a adequações nas condições de avaliação. Simultaneamente, dependendo do caso é necessário recorrer-se a serviços médicos e terapêuticos, bem como a apoios especializados tendo sempre presente as capacidades e modos de aprendizagem dessas mesmas crianças e adolescentes.

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia 3 de dezembro comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. É uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998. Tem como objetivo difundir uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. Procura, também, aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural.

Em cada ano, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia.

"A inclusão importa: acesso e capacitação para pessoas de todas as habilidades" é o tema de 2015.

No nosso Agrupamento comemorou-se este dia com a apresentação de filmes, histórias e power points de sensibilização à comunidade educativa para a deficiência. Os temas tratados serviram de mote para a produção de desenhos, pinturas, frases, textos e poemas que foram apresentados em cartazes e expostos nos espaços comuns das escolas do Agrupamento.

O grupo de docentes de Educação Especial