Apoio Tutorial Específico (ATE)

¨ A medida de Apoio Tutorial Específico encontra-se consagrada no despacho normativo n.º 4-A/2016, no seu art.º 12.º, constituindo-se como um recurso adicional, visando a diminuição das retenções e do abandono escolar precoce e consequentemente, a promoção do sucesso educativo.

¨ A tutoria é uma medida de proximidade com os alunos, destinada aos alunos que ao longo do seu percurso escolar acumulem duas ou mais retenções.

¨ Tem como objetivo incrementar o envolvimento dos alunos nas atividades educativas, nomeadamente, através do planeamento e da monitorização do seu processo de aprendizagem. 

 

 

É UM ESPAÇO:

* onde o tutorando, com a ajuda do tutor, reflete sobre os seus comportamentos até ao momento, sobre os motivos desses comportamentos e as suas consequências a curto e a longo prazo.

* onde o tutorando define objetivos para o seu percurso escolar.

* onde os tutorandos são, constantemente, ajudados a refletir e a modificar o comportamento em função dos dados da avaliação realizada em cada momento.

* de ajuda à construção de percursos individuais de mudança com vista à melhoria pessoal.

* de acolhimento e compreensão das dificuldades dos tutorandos, mas também de confrontação sobre os comportamentos realizados para conseguir mudanças 

   NÃO É:

* Um espaço de trabalho individual dos tutorandos (e.g., realizar TPC ou estudo pessoal).

* Um espaço de lazer para desenvolver competências (e.g., jogos online).

* Um espaço para colmatar dificuldades específicas (e.g., aulas de apoio a matemática, texto extra de leitura guiada).

* Um espaço de preparação para os testes.

* Um espaço para “palestras” sobre como os tutorandos devem guiar a sua vida sem ter em conta a perceção e a ação do tutorando (e.g., conversas prescritivas sobre o que deve e não deve ser feito).