A Terra Treme

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove todos os anos o Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME, medida prevista na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2017, de 30 de outubro. Este ano, a 7.ª Edição realiza-se a 15 de novembro, às 11:15 horas.

O objetivo deste Exercício, durante o qual se exercitam os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – é capacitar os cidadãos para saberem como agir em caso de sismo.

Para além da execução dos 3 gestos que salvam no dia 15/11 às 11:15 a vossa participação pode incluir:

 

  • A promoção da resposta a um inquérito destinado a aferir o grau de perceção ao risco sísmico entre os respondentes;
  • A realização de um exercício de teste à evacuação por ocasião de 15-11-2019, data escolhida para a realização do Exercício A TERRA TREME;
  • A realização de sessões  de esclarecimento;
  • A difusão no sítio digital e demais canais oficiais nas redes sociais, bem como noutros suportes digitais, do envolvimento e participação nesta iniciativa;
  • A disseminação através das redes do correio eletrónico interno de conselhos e recomendações sobre as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar em caso de Sismo.

O Exercício A TERRA TREME visa comprometer e envolver todos no desiderato de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes, pela que a Vossa participação é fundamental.

Nesse sentido, encarrega-me a Sr.ª Delegada Regional de Educação de convidar V. Exa. para se associar e promover a participação da Instituição a que preside, dirige ou trabalha, na iniciativa A TERRA TREME, Exercício Público de âmbito nacional de sensibilização para o Risco Sísmico, que se realiza a 15-11-2019, às 11:15 horas.

O Exercício A TERRA TREME visa exercitar os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – e dar a conhecer aos cidadãos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.

O objetivo do Exercício é contribuir para o incremento de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.

A promoção desta iniciativa poderá ser feita nas plataformas de comunicação da Instituição que V. Exa. representa, não só através de uma hiperligação para o sítio digital www.aterratreme.pt, da inscrição individual e/ou da Instituição, e, também, fazendo uso dos materiais de divulgação disponíveis em http://www.aterratreme.pt/recursos/.