É com muita mágoa que o Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo vê partir a Professora Maria Luísa de Mira Bagão, prematuramente.
Há vários anos a prestar serviço nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento, marcou a diferença junto às crianças, levando- lhes contos, histórias, livros, ilustrações, contribuindo para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da ilustração.
Mas, a Professora Luísa foi muito mais do que isso: foi aluna distinta da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, onde completou a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas. Ingressou na carreira docente, tendo feito estágio pedagógico em Portimão. Depois de passar por algumas escolas, regressou à terra, que a viu nascer, no ano letivo de 1990/1991, tendo permanecido, desde essa data, na escola Básica e Secundária de Viana do Alentejo.
Marcou a diferença, sobretudo, quando orientou estágios pedagógicos, tendo contribuído para a formação de jovens docentes. A sua ação pedagógica foi determinante para os alunos, que frequentaram o ensino noturno, que a Professora Luísa lecionou, incentivando- os a prosseguirem estudos, no ensino superior.
A Professora Luísa foi uma importante agente cultural, não só na sua prática profissional, mas também enquanto membro ativo da comunidade do concelho de Viana do Alentejo: o seu contributo na recolha da poesia popular e a subsequente organização dos documentos orais e escritos recolhidos no concelho originaram a publicação de duas obras de Poesia Popular, edição da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.
A Professora Luísa era uma mulher da literatura, da música, do cinema, da arte, levando estas dimensões da cultura aos seus alunos e colegas.
O Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo agradece todo o trabalho e dedicação da Professora Luísa Bagão e endereça as sentidas condolências ao seu filho e aos demais familiares e amigos.
Colegas, funcionários e antigos alunos unem-se na manifestação de pesar pelo seu desaparecimento.