Dia Mundial da Diabetis

 

 

14 de Novembro – Dia Mundial da Diabetes

A diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. A hiperglicémia (açúcar elevado no sangue) característica da diabetes, deve-se em alguns casos, à insuficiente produção de insulina ou aproveitamento inadequado da mesma. Existem dois tipos de diabetes: A diabetes tipo 1 provocada pela falta de insulina no organismo e portanto conhecida como Diabetes Insulino- Tratada, que surge mais na infância e adolescência; e a Diabetes tipo 2 que está relacionada directamente com hábitos de vida ou de alimentação errados que aparece em idades mais avançadas.

Os sintomas mais frequentemente associados à diabetes são:

- Urinar em grande quantidade e mais vezes que o normal

- Sede constante e intensa

- Fome constante e difícil de saciar

- Sensação de boca seca

- Fadiga

- Comichão no corpo (sobretudo ao nível dos órgãos genitais)

- Visão turva

A diabetes pode passar despercebida durante muito tempo e é frequente existirem outras pessoas diabéticas na família.

A diabetes confirma-se quando numa análise à glucose no sangue, feita no laboratório e em jejum, o valor é igual ou superior a 126mg/dl, pois considera-se normal um valor abaixo de 109mg de glucose por cada dl de sangue.

Esta doença pode ser tratada com uma alimentação cuidada e exercício físico. Posteriormente numa fase mais avançada da doença, pode vir a ser necessário recorrer a comprimidos, a insulina ou até a ambos. No mesmo sentido, uma alimentação saudável e variada e a manutenção de uma actividade física moderada regular, são factores que podem claramente evitar ou adiar o aparecimento da diabetes.

Para assinalar o dia 14 de Novembro, Dia Mundial da Diabetes, foi realizado um Rastreio nesta escola, direccionado para os alunos do ensino secundário e CEFs, acabou por se estender também ao pessoal docente e não docente.

Participaram 129 pessoas, 93 alunos, 20 professores e 16 assistentes operacionais.

Após a análise dos dados recolhidos, pode-se concluir que não foi “encontrado” nenhum diabético. No entanto é importante referir que um grande número de alunos se encontrava em jejum, o que é incorrecto, pois um bom pequeno almoço é sem dúvida um dos princípios que pode contribuir para uma alimentação equilibrada, consequentemente melhorar a saúde do organismo e levar a um melhor desempenho, quer físico, quer mental. Nesse sentido foram realizados ensinos individuais e incentivados esses jovens a irem comer ao bar e a mudarem esse hábito.

Esperamos que noutro próximo evento consigamos detectar que houve mudança para melhor!

Enfermeira Celeste Gomes

UCC de Viana do Alentejo