No âmbito do programa Erasmus - mobilidade de alunos, o Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo recebeu , na semana de 10 a 14 de fevereiro, um grupo de 16 alunos e 4 professores da escola alemã Else Hirsch de Bochum.
No dia 10 de fevereiro, o grupo foi recebido na EBSIS
pelos elementos da Direção e também pelos alunos da turma 12B.
Durante a manhã , interagiram com algumas turmas do ensino secundário e ensino profissional e com os professores de educação física, na realização de atividades desportivas no pavilhão gimnodesportivo.
No período da tarde, o grupo de alunos e professores foi recebido pelo Sr.Presidente da Câmara e pela Sra. Vice-Presidente, tendo tido a oportunidade de apresentar cumprimentos e agradecer a disponibilidade e colaboração da Câmara neste projeto.
Seguiu-se uma agradável visita guiada ao Castelo de Viana do Alentejo e ainda uma workshop de cerâmica na olaria Agostinho que muito interessou os alunos.
No dia 11, o grupo de professores e alunos alemães, acompanhados pela psicóloga Rita Tojo, realizaram uma visita a Monsaraz onde conheceram algum do património histórico cultural alentejano.
Na quarta -feira, dia 12, decorreu uma deslocação à vila de Alcáçovas onde o património cultural e artístico mereceu uma visita: o Museu do Chocalho, o Paço dos Henriques e Jardim das Conchas deslumbraram os visitantes.
A atividade cultural continuou com a ida à Escola Profissional de Alvito onde o grupo de alunos e professores tomou conhecimento de uma possibilidade diferente de percurso escolar, mas igualmente interessante e possibilitadora de várias opções profissionais. O grupo participou num almoço na Pousada de Alvito, realizado pelos alunos estágiários dos cursos de restauração e hotelaria da Escola Profissional, acompanhado por atuações de cante alentejano.
No último dia o grupo deslocou-se à cidade de Évora, onde percorreu ruas e praças e visitou o Jardim Público, o Palácio de D. Manuel e a Biblioteca Pública.
A maioria das atividades permitiu o convívio e partilhas várias com os nossos alunos. É de salientar a importância deste tipo de atividade em que a mobilidade de alunos e professores proporciona o conhecimento e interação com realidades geográficas, sociais e culturais distintas, mas extremamente enriquecedora na formação e desenvolvimento pessoal de futuros adultos num mundo marcado pela interculturalidade e que se deseja respeitador dos direitos humanos.
A equipa de professores do programa Erasmus distingue também a interação realizada entre o AEVA, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, entidades culturais e de ensino, privadas e públicas, que contribuiu de forma bastante eficaz para o sucesso desta atividade e para a satisfação dos seus participantes.